SAÚDE DA MULHER
Como combater os sintomas da TPM
Entre os principais sintomas da TPM estão uma maior irritabilidade, cansaço, dores de cabeça, inchaço, sensibilidade nos seios, ansiedade e depressão, de leve a moderada. A maioria das mulheres que sofrem de sintomas intensos de TPM precisam de acompanhamento para descobrir a causa do problema e poderem, assim, saber como combater os sintomas da TPM.
A principal causa seria hormonal, já que neste período do mês, o corpo se prepara para a menstruação, e há um aumento no nível de estrogênio ou queda da progesterona. Mas há várias outras causas, inclusive psicológicas, que podem influenciar a TPM.
1. Alimente-se bem e beba muitos líquidos. Apesar de nesta fase o corpo reter muito líquido, o que causa inchaço e outros sintomas, manter-se bem hidratada é fundamental. Chás ajudam muito, assim como sucos de frutas e folhas verdes, ricas em ferro. Consuma com alimentos que contenham muita vitamina C, como a acerola, laranja e limão, pois a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro.
2. Tabela menstrual. Um hábito simples mas muito eficaz para ajudar com os sintomas da TPM é ter uma tabela menstrual em que você anote os dias de sua menstruação e outras fases do seu ciclo, todos os meses.
Esta tabela vai lhe ajudar a conhecer melhor seu ciclo e a compreender as mudanças pelas quais seu corpo passa todos os meses. Também te ajuda a se preparar: marque a semana pré-menstrual e evite marcar compromissos importantes nesta época e também nos dias de sangramento. Também evite tratamentos que envolvam algum nível de dor, como depilação com cera e tratamentos dentários, ou exercícios físicos intensos, como corrida. Nesta fase, o corpo está muito sensível e quer mais é descanso.
3. Consuma refeições mornas e evite gelados. A temperatura interna do corpo pode mudar quando consumimos muitos alimentos gelados. Pelo menos nesta fase, prefira alimentos mornos a quentes (mas não muito!), que ajudam o fluxo dos fluidos corporais.
4. Reserve um tempo para você. O dia a dia agitado que muitas de nós enfrentamos só faz piorar os sintomas de TPM. Na semana que antecede a menstruação e na semana da menstruação, nosso corpo pede descanso. Na medida do possível, reserve este período para diminuir o ritmo, dormir mais e relaxar a mente.
5. Exercícios leves ajudam. Algumas posturas de yoga, tai chi, caminhadas leves na natureza e outras atividades físicas que não exijam muito do corpo também ajudam nesta época.
BEM VINDO!
DR. FABIO LEAL
1) Medicina – EMESCAM ( Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória ) 1998.
2) Ginecologia e Obstetrícia– Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
3) Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e AMB Associação Médica do Brasil
4) Urodinamica – Curso na Santa Casa de Misericordia de Campinas 2001
DRA. ADRIANA FERRI
1) Medicina: EMESCAM ( Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória ) – 1998
2) Residência médica em Pediatria: HINSG ( Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória ) – 1999 à 2001
3) Residência médica em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal: HINSG ( Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória ) – 2001 à 2002.
4) Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ( Registro no CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia nº 29704 ) – 2007 à 2010.