LONGEVIDADE SAUDÁVEL
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia–idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.
O que acontece com o corpo depois dos 40 anos?
O aparecimento de estrias e celulites também pode aumentar após os 40. isso estaria relacionado à diminuição do metabolismo, diminuição do colágeno, alteração da circulação e acúmulo de substâncias oxidantes nos tecidos.
“A pessoa que ao longo de seu curso de vida toma medidas para prevenir doenças crônicas terá sem dúvida um melhor envelhecer. Terá acumulado o capital de saúde tão importante para a qualidade de vida na medida em que envelhecemos. Quanto mais cedo começar a tomá-las, melhor – mas nunca é tarde demais.
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
Qual a importância do envelhecimento saudável?
Por meio da categoria adotar comportamentos saudáveis, foi possível concluir que os idosos consideram importante para um envelhecimento saudável a prática de atividades físicas, o cuidado com a alimentação e higiene pessoal, não beber e fumar e ter bons hábitos de sono e descanso.
Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos
- Hábitos saudáveis. Manter ou, pelo menos, desenvolver hábitos mais saudáveis é fator essencial para a qualidade de vida na terceira idade. …
- Estímulo da mente. …
- Contato interpessoal. …
- Rotina de saúde.
Abaixo, você confere as mais graves iniciativas, ações ou rotinas que impactam sua qualidade de vida e que precisam ser suprimidas imediatamente.
- Excesso de trabalho. …
- Estresse
- Negligência com a saúde. …
- Má alimentação e sedentarismo. …
- Falta de sono. …
- Descompromisso financeiro com o futuro.
Pessoas que experimentam com frequência emoções positivas do envelhecimento são mais flexíveis, sociáveis e abertas ao novo. Mais propensas a aceitar e desenvolver maior variedade de estratégias mentais e comportamentais.
“Trata-se de um sentimento que mistura frustração, insegurança e medo. Além disso, a sensação de não ter aproveitado a vida o suficiente, assim como as percepções sobre a próxima etapa da vida que se aproxima. Sendo assim, angústia e ansiedade também são bem comuns.”
Manter hábitos alimentares equilibrados e evitar o consumo de produtos industrializados na juventude é um fator essencial para chegar à terceira idade com muito mais vigor, energia e livre de algumas doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Mas não é apenas com a alimentação que é necessária cautela.
O que comer para envelhecer bem?
Para uma vida longa, Virtanen sugere comer bife no máximo duas vezes por semana. “Priorize outras fontes proteicas, como peixes, ovos, lácteos, leguminosas e castanhas”
- Pratique atividades físicas: não é só benefícios à silhueta que os exercícios trazem. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as atividades ajudam a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos e, por causa dos níveis de serotonina que se elevam durante a prática, uma substância que melhora o humor, ajudam a prevenir a depressão.
- Exercite o seu cérebro: todo mundo sabe que uma boa leitura promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio, mas, além desses benefícios, ler livros ajuda a manter o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória. Jogos de videogames ou de raciocínio também melhoram a memória.
- Durma corretamente: dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro, pois acelera a velocidade do declínio cognitivo, além de afetar no raciocínio. Aliás, a privação do sono pode ainda atrapalhar a concentração durante as tarefas e atrapalhar o bom funcionamento do metabolismo, agravando, dessa forma, em um aumento do peso corporal. O ideal é descansar oito horas por noite.
- Aumente a ingestão de água: a água é o nutriente mais abundante no corpo, sendo que ela desempenha papeis fundamentais no nosso corpo. Algumas das funções são: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, atua nos processos fisiológicos de digestão, absorção e secreção, protege de infecções e ajuda a eliminar toxinas por meio da urina. Por isso a indicação é que sejam consumidos, no mínimo, dois litros de água diariamente – o que representa oito copos de água diariamente.
- Evite o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas: o álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando no aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele. Além disso, como o álcool e o tabagismo provocam danos nas células saudáveis do corpo, elevam as chances de doenças como diabetes, hipertensão e problemas neurológicos como o Mal de Parkinson. Sendo assim, é bom deixar esses vícios de lado.
- Faça passeios regularmente durante o dia: permanecer ao ar livre pelo menos 15 min diários. A Vitamina D, advinda do sol, ajuda a fixação do cálcio, melhora o ânimo. O melhor período para se expor ao sol é até as 10 horas e após as 16 horas. Não se esqueça de usar protetor solar.
- Acompanhamento Terapêutico: é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados. O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia, depressão e estagnação. O trabalho clínico se desenvolve através de encontros com o paciente cujo campo de ação é o cotidiano dos indivíduos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma;
- Fisioterapia: a propensão a adquirirem algumas patologias que ocorrem com o passar dos anos aumenta, tais como osteoporose (enfraquecimento dos ossos), artroses (degeneração articular), incontinência urinária, diabetes, hipertensão arterial; o que pode ocasionar problemas de coração e AVC (Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como “derrame”). Por isso, a fisioterapia atua tanto na prevenção quanto na recuperação destas patologias através de um programa especializado conforme a individualidade de cada caso, através da fisioterapia motora, respiratória e neurológica.
- Fonoaudiologia: o início efetivo do envelhecimento vocal, no entanto, varia de acordo com cada pessoa e suas características. O acompanhamento de um profissional nessa fase da vida pode evitar ou reverter muitos desses distúrbios e problemas, promovendo bem-estar e qualidade de vida mais efetivos para a vida da pessoa. Procura melhorar a qualidade de vida do paciente em temas como: Envelhecimento da voz, Envelhecimento do aparelho auditivo, Dificuldade de engolir os alimentos, Distúrbios da motricidade oral e demais patologias que impactam a mobilidade e fala como doenças de Alzheimer, AVCs e Parkinson.
- Terapia Ocupacional: terapeutas que avaliam os componentes do sistema motor e cognitivo, para que se consiga identificar as dificuldades e traçar um plano de tratamento adequado. Estes cuidados visam aumentar e manter o sistema motor e a atividade cognitiva fortalecida.
- Reposição Hormonal Os principais prós relacionados à utilização de reposição hormonal são: melhora dos sintomas climatéricos, principalmente as ondas de calor e o aumento da lubrificação vaginal, com consequente melhoria do desempenho sexual, prevenção de problemas relacionados à osteoporose como fraturas, melhora do tônus muscular, qualidade dos cabelos, pele, e unhas, e diminuição do risco de câncer
BEM VINDO!
DR. FABIO LEAL
1) Medicina – EMESCAM ( Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória ) 1998.
2) Ginecologia e Obstetrícia– Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
3) Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e AMB Associação Médica do Brasil
4) Urodinamica – Curso na Santa Casa de Misericordia de Campinas 2001
DRA. ADRIANA FERRI
1) Medicina: EMESCAM ( Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória ) – 1998
2) Residência médica em Pediatria: HINSG ( Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória ) – 1999 à 2001
3) Residência médica em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal: HINSG ( Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória ) – 2001 à 2002.
4) Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ( Registro no CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia nº 29704 ) – 2007 à 2010.